10 de maio de 2012

Morre o mago Vidal Sassoon aos 84 anos

Morre o mago Vidal Sassoon aos 84 anos



Morre o mago Vidal Sassoon aos 84 anos




Cabeleireiros de todo o mundo estão de luto com a morte do mago Vidal Sassoon, que revolucionou os looks femininos da década de 1960 ao criar conceitos geométricos que libertariam as mulheres de penteados elaborados, fixadores e grandes coques.

O britânico Sassoon foi encontrado morto no dia 9/05, aos 84 anos, em seu apartamento de Los Angeles e, segundo a polícia local, apesar do diagnóstico recente de Leucemia, a causa foi natural.

O homem que revolucionou os penteados e criou o conceito geométrico interpretado ainda hoje por vários de seus seguidores, também deixou seu nome associado a diversos produtos para tratamento de cabelos e escolas de treinamento que difundiram sua técnica ao redor do mundo, o que lhe rendeu milhões e popularidade inigualável.

Em 1954, com 26 anos, abriu em Londres seu primeiro salão. Da geometria trouxe cortes bem curtos e práticos, no melhor estilo "wash and wear" (lave e use), revolucionando a época, transformando o look em febre entre as fashionistas e ditando a moda de toda uma geração. O mais famoso de todos os cortes foi de cinco pontas e o modelo "bob". Fora do universo da moda, ele é conhecido pelo visual curtíssimo exibido pela atriz Mia Farrow no filme "O bebê de Rosemary".

"Vidal Sassoon foi um ícone para a moda em cabelo no mundo todo. Ele foi o primeiro a lançar duas coleções anuais, revolucionando os conceitos da época e mostrando a necessidade de treinamento e qualificação profissional, destacou A. J. Medeiros, diretor técnico da Wella, detentora da marca Sassoon, com amplo portfólio de produtos.

"Quando falamos em moda para cabelos, é inevitável não falar de Sassoon. Hoje o setor está em luto", disse Medeiros.

Para Charles Veiyga, hair stylist que teve sua formação profissional pautada pelos ensinamentos do mestre, existe um antes de depois de Sassoon. "A moda se tornou mais expressiva depois de Vidal Sassoon. Seus cortes arquitetônicos trouxeram uma nova linguagem para a realidade da década de 60 que perdura até hoje, com diversas releituras e interpretações", disse Veiyga.

O cuidado com a qualificação profissional de cabeleireiros também foi lembrado por ele. "Sassoon foi um mestre de uma qualidade educacional sem igual. Posso afirmar que muito de minha formação profissional foi graças a esse grande mestre", afirmou.

"O mundo perde um grande gênio do Coiffure, que transformou nosso trabalho em algo mais digno e dinâmico. Sassoon está para o mundo da beleza, assim como Chanel está para o universo da moda. Ele libertou as mulheres dos bobs, com cortes mais retos e menos volume. Sem dúvida, o mundo da beleza perde um de seus maiores gênios", lamentou o hair stylist angolano, Viktor I, que também se formou na Academia Vidal Sassoon.


"Minha primeira especialização internacional foi com Vidal Sassoon e posso afirmar que sua técnica me transformou em um profissional mais completo. Fiquei encantado com o mundo da geometria e a precisão dos cortes", disse Hugo Moser, proprietário da rede Hugo Beauty (RS).
O profissional também destacou o caráter empreendedor do mestre. "Sassoon foi uma febre nos anos 60. Ter um cabelo assinado por ele era sonho de consumo de todas as mulheres e todos os profissionais almejavam conhecer suas técnicas inovadoras. Ele era um artista completo, que criou academias de ensino e difundiu seu nome através dos produtos de beleza Sassoon", lembrou Moser.

 
Veja o show da Academia Vidal Sassoon na Hair Brasil 2012   Assista ao trailler oficial do filme Vidal Sassoon