CABELO: admirável evolução
|
Por Sandra Rojas
Estamos em 2015 e a cada dia surgem novidades para o tema cabelo, no universo da pesquisa, ciência, tecnologia e esse movimento traz uma nova dimensão para analisar a Arte em Cabelos.
Neste mês de novembro, aconteceu nos Estados Unidos, a mais recente edição do WCHR - World Congress Hair Research (www.hair2015.org), o evento mais importante para apontar a direção em pesquisas para o universo do cabelo. Cientistas, doutores, professores, médicos e pesquisadores do mundo todo se encontram para alinhar direções de pesquisa e conhecimento. Nesta edição contamos com mais de 20 trabalhos Brasileiros, que foram submetidos, analisados e apresentados em forma de Banners Científicos. Vale ressaltar que entres os temas de destaque: a 'Psicossomática e a queda capilar'. O atual estilo de vida, longas horas de trabalho sob pressão contínua de metas e prazos, o distanciamento familiar e afetividade em segundo plano, causam efeitos fisiológicos extremamente nocivos. As quedas capilares ocorrem de forma mais recorrente. Casos extremos que antes eram raros passam a ser observados no dia a dia do salão de beleza. A atuação conjunta com Dermatologistas tricologistas, psicólogos e psiquiatra são essenciais. O fator ansiedade é observado como um grande vilão. Em estado de stress, ocorre a inflamação do sistema do folículo piloso desencadeando Efluvios (queda capilar).
Ainda sobre ciência e pesquisa, é com imensa alegria que empresas 100% brasileiras investem massivamente em equipamentos para análise capilar. A mais recente aquisição da empresa Chemyunion é algo pioneiro, inovador e inspirador. Aparelhos de alta complexidade e tecnologia podem analisar diversas propriedades mecânicas: resistência, tensão, elasticidade. O brilho (com análise de 'reflexão especular'), grau de ondulação e a 'orientação da fibra', definem o quanto o cabelo alisou e se manteve ondulado sob ação de determinado ativo. Análise cromatográfica fazem leitura de formulações cosméticas e a permeação do ativo cosmético é analisada e comprovada através de verificação de permeação celular. Sim, o futuro já está entre nós.
As Universidades e instituições de ensino observam que beleza e saúde começam a aparecer muito próximas e uma nova cultura se instala em nossa profissão. Alunos de graduações reconhecidas atuam dentro de Hospitais promovendo a beleza e o bem estar do paciente (veja mais sobre esse trabalho no Facebook: Visagismo e Terapia Capilar Anhembi Morumbi). Diretores hospitalares orientam a drenagem linfática no leito; com alto padrão de esterilização e assepsia de materiais, cortes de cabelos são realizados. A fantástica reação positiva de uma breve Consultoria Visagista é percebida de forma imediata na autoestima do paciente.
Um olhar holístico e sério é construído a passos fortes. Com alegria, a cada dia mais profissionais se envolvem neste universo de pesquisa e com maior entendimento desempenham sua arte. Os produtos são cada vez mais tecnológicos e o dom de cada artista cabeleireiro é revelado e auxiliado por estas possibilidades que se iniciaram em projetos, ideais e realizações multidisciplinares.
Fica aqui um convite para ampliar nosso horizonte de atuação profissional.

 |
Sandra Rojas
Docente da Universidade Anhembi Morumbi. Proprietária do Salão Duetto Hair. Coordenadora do Congresso de Tricologia da Hair Brasil e Coordenadora da ABT - Academia Brasileira de tricologia, em São Paulo. |
|