Brasil, 03 de Maio de 2025
26 de abril de 2004

Mudanças de temperatura causam doenças de inverno na pele

Mudanças de temperatura causam doenças de inverno na pele



Mudanças de temperatura
causam doenças de inverno na pele


Não há nada tão aconchegante no inverno quanto tomar um banho quente demorado e vestir uma grossa blusa de lã. Apesar de confortáveis, estas pequenas mudanças de hábito podem ressecar a pele e aumentar sua vulnerabilidade nesta época do ano.
Isso acontece porque os banhos quentes, aliados ao contato com tecidos sintéticos ou a lã, removem a camada de proteção natural da pele, que tem seu pH modificado.

Atualmente os cuidados necessários com a pele passaram de simples vaidade à necessidade de prevenção das ‘doenças de inverno’, como as dermatites de contato e alérgicas, eritema pérnio (ligado à má circulação sangüínea), eczemas de diferentes graus, urticária ao frio e psoríase (placas avermelhas com escamas grossas e brancas).

Além disso, o clima úmido estimula a coceira, o que pode levar a piora da doença. A procura por tratamentos corporais neste período aumenta em 50%.

Fatores como tipo de pele, circulação sanguínea, estado geral e nutritivo do paciente, consumo de álcool, cigarro, sedentarismo e presença de fungos podem contribuir para a incidência de afecções cutâneas relacionadas ao frio. Com a baixa temperatura, as pessoas mais susceptíveis à ação do frio, principalmente as com bronquite e renite, tendem a ficar com a pele mais seca do que o normal. O aumento dessa condição acaba ocasionando o engrossamento em algumas áreas, chegando a eczemas.

Parte responsável pelo surgimento ou agravamento das ‘doenças de inverno’ é o uso contínuo de roupas pesadas e a diminuição da exposição do sol. Eczemas, vitiligo, dermatites e psoríase são patologias que ilustram o problema. Para diminuir estas ocorrências, devemos tomar banhos mornos e rápidos, hidratar a pele após o banho com cremes específicos e óleos, usar roupas de algodão, lavar as roupas com sabão neutro e não usar esponjas e evitar talcos e perfumes.

* Dra. Luciane Scattone é mestre em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Membro da American Academy of Dermatology e da da International Society for Dermatologic.

 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha